31 de março de 2009

O SURGIMENTO DE PORTO ALEGRE

O território onde surgiu Porto Alegre foi primitivamente habitado por indígenas guaranis. Os primeiros europeus que aqui se estabeleceram foram os portugueses Jerônimo de Ornellas, Sebastião Francisco Chaves e Dionísio Rodrigues Mendes, todos beneficiados com sesmarias. Em 1732, Jerônimo de Ornellas instalou sua residência e uma fazenda para a criação de gado na região entre o lago Guaíba e o local onde viria ser fundada,por volta de 1740, a Capela Grande doViamão. Por solicitação do brigadeiro José da Silva Paes, em 1742, o rei de Portugal autorizou a emigração de açorianos para Santa Catarina. A partir de 1744, Jerônimo de Ornellas, depois de ter recebido por Carta Régia a confirmação de posse das terras por ele já ocupadas, intensificou a criação de gado. Em 1750, o governador Manoel Escudeiro de Souza, de Santa Catarina, recebeu orientação régia, para encaminhar para o Porto do Viamão, uma leva de casais que estava por chegar dos Açores. Em 1752, 60 famílias, perfazendo um total de 300 pessoas, chegaram ao local e foram mandadas para terras já demarcadas no Morro de Santana. O local pobre e sem fontes de água, foi abandonado, tendo os imigrantes se fixado junto ao porto, que por esse motivo passou a ser conhecido como Porto dos Casais. Jerônimo de Ornellas, contrariado com a ocupação das terras próximas às suas pelos imigrantes, vendeu sua fazenda a Ignacio Francisco e em1758 mudou-se para Triunfo, onde morreu em 1771. Em 1763, os espanhóis tomaram a vila do Rio Grande, capital da província, que foi transferida para Viamão. Grande parte da população refugiou-se no Porto dos Casais, que foi elevada a freguesia, em 26 de março de 1772, data oficial da fundação da atual capital do Rio Grande do Sul. Naquele mesmo ano Porto Alegre foi desligada da jurisdição eclesiástica de Viamão, instalando-se a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, denominação que foi mudada em janeiro do ano seguinte para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1773, sensível ao crescimento da população e à importância estratégica do porto, o governador Marcelino de Figueiredo transferiu novamente a capital que mudou-se de Viamão para Porto Alegre. Alvará de 23 de agosto de 1808 e Resolução Régia de 7 de outubro de 1809 alçaram a freguesia de Porto Alegre à condição de vila. Em 14 de abril de 1822, por decreto de D. Pedro I, a vila passou a categoria de cidade.
Fonte: Correio do Povo-26.03.2009

28 de março de 2009

HORA CERTA RECEBE PRÊMIO !

Parabéns pelo excelente Site! Hora Certa. Você está fazendo parte da melhor e maior seleção de Blogs/Sites do País !!! Só Sites e Blogs premiados - selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil !
Parabenizamos pelo ótimo trabalho !
Um forte abraço,
Dário Dutra
Fonte: Vej@Blog

17 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DO HORA CERTA

Dia 06/02/2009 o Blog Hora Certa completou seu primeiro ano de vida, desde sua primeira publicação em 2008, com 75% de aprovação conforme pesquisa Orkut e 2.815 acessos até o presente momento. Pessoalmente, como editor, sinto-me agradecido e recompensado pelos leitores. É gratificante para toda nossa equipe e nos estimula a um novo tempo, a uma nova conquista com os olhos voltados ao questionamento, à reformas editoriais e literárias, sempre no intuito de levar uma boa leitura e distração aos nossos internautas. Obrigado pelo prestígio, carinho e participação e que possamos retribuir nossos leitores, neste novo ano, com muitos aprimoramentos e inovações. Participe. O Blog é seu. Um carinhoso abraço a todos ! (deppe@cpovo.net, bloghoracerta@gmail.com ) .

PÉTALAS DE ROSAS

Minha vida é como a rosa, antes botão, agora flor, antes alegrias, agora dor... A vida tem pétalas, espinhos, pedras, coisas ruins no caminho! Meus dias são como as pétalas: há dias aveludados, cor de rosa, vermelhos, brancos, amarelos... Há dias em que as pétalas caem, me sinto triste, choro, lembro o passado... Há dias de sol para as pétalas; momentos em que há esperança, coração aberto, flor aberta, pétalas com brilho, esperança no amanhã. O despertar da flor! Minhas pétalas: paz, alegria, amor, felicidade, paixão, vida, liberdade! Estas, não quero que caiam. Continuem na flor, na rosa da minha vida. Tão curta, mas tão querida.

Poetisa Stella Vives

VOCÊ É BIPOLAR ?

O Transtorno Bipolar é uma doença caracterizada pela alternância do humor. A pessoa sofre com picos de euforia ( episódios de mania ) e de depressão, entremeados por períodos de normalidade. As alterações dos estados de euforia para depressão, ou vice-versa, podem acontecer repentinamente. Sendo assim, muitos portadores não percebem essas mudanças ou consideram que as alterações do humor foram causadas por um fator momentâneo. Isso ocorre devido à perda do senso crítico e da capacidade de avaliação objetiva das situações, que ficam prejudicadas ou ausentes. No Transtorno Bipolar, as alterações são persistentes e os sintomas mais comuns são humor eufórico, irritabilidade, impaciência e exaltação, nos episódios de mania, e isolamento social, vazio, insegurança e desespero, nos episódios de depressão. Como isso ocorre, é importante que familiares e amigos saibam reconhecer esses sintomas para direcionar o portador do distúrbio a um tratamento apropriado. Para melhor identificação, vale ressaltar que existem evidências de que fatores genéticos podem influir no aparecimento da doença. Atualmente, a combinação de medicamentos com psicoterapia é o método ais adequado para tratar o Transtorno Bipolar. Quanto mais cedo a pessoa for diagnosticada e fizer uma terapêutica adequada, melhor será a sua recuperação, manutenção e qualidade de vida. O conhecimento da doença e do processo de recuperação pelo paciente também é importante, pois assim ele aumenta as perspectivas para uma vida produtiva, com estabilidade, qualidade e felicidade. Consulte seu médico para maiores informações e esclarecimentos. Não tome medicamentos sem prescrição.
Fonte: Departamento Médico Eurofarma. Folheto Transtorno Bipolar-Caracterísicas e Sintomas