14 de fevereiro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG

Dia 06/02/2010 o Blog Hora Certa completou seu segundo ano de vida, desde sua primeira publicação em 2008, com 75% de aprovação no primeiro ano conforme pesquisa Orkut e passando de 2.815 acessos naquele período para 6.931 até o presente momento, o que reflete a aceitação dos leitores. Pessoalmente, como editor, sinto-me agradecido e recompensado. É gratificante para todos os nossos cooperadores e comentaristas e nos estimula a um novo tempo, a uma nova conquista com os olhos voltados ao questionamento, às reformas editoriais e literárias, sempre no intuito de levar uma boa leitura e distração aos nossos internautas. Obrigado pelo prestígio, carinho e participação e que possamos retribuir nossos leitores, neste novo ano, com muitos aprimoramentos e inovações. Participe. O Blog é seu. Um carinhoso abraço a todos !

13 de fevereiro de 2010

ONDE ESTÁ MEU DINHEIRO?

Considerando ser feriado e portador de um cartão especial que me propicia operações até determinado valor, tentei fazer uma transferência de importância inferior ao permitido pelo cartão, para uma conta do mesmo Banco e da mesma agência, via internet. O favorecido precisa do dinheiro e está no Rio de Janeiro, onde há agências do mesmo Banco. É possível fazer a transferência porém o valor somente estará disponível na conta do destinatário no próximo dia dezessete do corrente mês. Ora, a pessoa está sem dinheiro e precisa hoje da importância. Restou-me a opção via telefone para o atendimento. Procedida a ligação e após ouvir todas as opções - nenhuma relativa ao caso -não foi disponibilizada a famosa opção 9 - falar com um de nossos atendentes. Então me restou a última possibilidade. Ligar para a pessoa e sugerir a ela que vá a uma agência ou Banco 24 horas e saque "a importância autorizada pelo Banco", porque os estabelecimentos comerciais - quase a totalidade - não aceitam cheques ( título de crédito em extinção ) e o cartão de débito é restrito a pouquíssimos estabelecimentos. Pelo menos não passará fome! Por que não posso dispor de meu dinheiro e fazer uma transferência para pessoa que tem conta no mesmo estabelecimento durante um feriado? Onde estará meu dinheiro? O extrato me informa estar na conta... mas não posso dispor dele !

DINHEIRO RETIDO

Por que os estabelecimentos de crédito, todos ou alguns - não sei, guardam consigo parte de nossos saldos em feriados e finais de semana? Nossos pagamentos e saques são limitados obrigando-nos a agendar nova data, no caso de pagamento de débitos via internet. Não seria interessante o cliente autorizar ou não tal opção? Particularmente, acho inconstitucional tal procedimento. Pagamentos, inclusive de cartão de crédito, dependendo do valor, não é possível efetuar em determinadas datas. E, o mais surpreendente, é que você liga para o SAC do respectivo estabelecimento de crédito e lhe é informado tal situação por um atendente que está trabalhando de madrugada. No entanto, pagar não é possível a não ser que você agende a data para após o feriado! Se o seu cartão de crédito não for aceito porque atingiu o limite, você não poderá efetuar o pagamento, nem pela internet. Parte de nosso saldo fica bloqueado. O dinheiro do povo brasileiro fica, parcialmente, bloqueado. Pergunto-me e não encontro resposta convincente. Onde fica nosso dinheiro, por exemplo, durante um longo feriado como o de Carnaval? Alguns estabelecimentos bancários e de crédito referem motivo de segurança. Ora, que segurança tem o povo brasileiro? Você pode ser morto por dez reais, por um par de tênis, por não ter dinheiro no bolso, por motivos fúteis! Se é para impedir sequestros relâmpagos ou similares a única diferença é que você ficará num porta-malas mais tempo, até que o ladrão sugue seu saldo, de grão em grão. Eu creio que deve haver uma justificativa mais convincente do que segurança. Aliás, segurança é ter o dinheiro no Banco ou o suficiente, no bolso, para seu compromisso de final de semana, como lhe convier e não como imposto pelo seu Banco. Segurança é um policial em cada esquina para garantir seu direito de ir e vir, de transitar pelas ruas da cidade. Você é dono de seu dinheiro e do modo como o administra. Se o Banco aplica parte de seu dinheiro está usando algo que tem sob sua guarda e não lhe pertence, para obtenção de lucro. E nós, lucramos o quê ? Deixo o assunto em pauta e a resposta com o leitor.

VERÃO SANGRENTO

É sempre assim. A cada ano que passa ou inicia. Centenas de pessoas perderam a vida desde o natal próximo passado. Acidentes de trânsito, homicídios, afogamentos, desmoronamentos de encostas causadas pelas chuvas - para não referir... desmatamentos. E as autoridades não sabem mais o que fazer - tampouco nós. Outrora, em acidentes de trânsito, o grande vilão da história era o cinto de segurança. Hoje se sabe que soma-se à falta de cinto o alcoolismo. E cada vez mais se vende bebidas. E cada vez mais se vende bebidas para jovens - para não referir... crianças. E cada vez mais se vende bebidas para condutores de veículos. E não adianta proibir. Vai-se ao mercado mais próximo, compra-se a bebida e estoca-se a mesma nos porta-malas - para não referir... interior dos veículos. Mas não vamos nos ater somente ao trânsito. Na grande maioria dos homicídios a bebida está presente, de uma forma ou outra. Sabido é, também, que muitos afogamentos foram precedidos de ingestão de bebida alcoólica. Então, sabe-se que o cigarro e a bebida são drogas, podem causar dependência e levar à morte. São as chamadas "drogas lícitas". Dão lucro aos comerciantes e ao governo. Não há necessidade de traficar. São absolutamente "lícitas". Agora, com a chegada do carnaval, da alegria solta pelas ruas, bairros, cidades o resultado já é esperado. As estatísticas chegarão ao pico! Não vou externar minha opinião para permitir que os leitores o façam e tirem suas conclusões. Certo é que estamos distantes de uma solução. Em alguns países do mundo dirigir alcoolizado é ato punido com severidade, ou seja, anos de cadeia mais multas pesadíssimas para o bolso. Aliás, vocês não acham que tudo que mexe com o bolso das pessoas tem resultado imediato? Que tal uma ano de cadeia em regime fechado mais multa de cinco mil reais para quem dirigir alcoolizado? Que tal internação e tratamento gratuito para os tabagistas e alcoólatras? Você vai dizer, neste caso, que o governo não tem dinheiro e a conta será paga por nós. Arrisco o contrário. O governo tem dinheiro. É só usar, por exemplo, o valor arrecadado com impostos sobre a venda de bebidas e cigarros ou, quem sabe, o lucro da loteria federal entre tantos outros impostos e despesas administrativas que poderiam sofrer cortes. Apenas uma sugestão lançada ao vento. Certo é que, neste país, há solução para tudo. Não podemos é morrer antes do tempo, precioso, que Deus nos deu para viver !