2 de novembro de 2010

PRESIDENTA DILMA VANA ROUSSEFF

     Parece que, mais uma vez, a língua portuguesa se tornou um dilema. Os próprios políticos demonstraram insegurança ao referir-se a Dilma. Candidata eleita, presidente eleita, presidenta, presidente, enfim, uma série de colocações que deixaram transparecer a insegurança. A própria Dilma usou as duas versões. Afinal, Dilma foi eleita presidente ou presidenta do Brasil? É candidata ou presidente eleita? É candidata ou presidenta eleita? Certo é que Dilma não está mais concorrendo. Logo, já foi eleita, não é mais candidata. Então, é presidente ou presidenta eleita? Segundo Édison de Oliveira o substantivo " presidente " pode ser usado para os dois gêneros. É perfeitamente correto dizer-se " a presidenta " , visto que essa forma já consta nos dicionários, em gramáticas e até no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. A exemplo de " presidenta ", existem muitos outros substantivos femininos terminados por " a " que o povo evita usar, quer em virtude do preconceito de que se trata de funções ou características próprias do homem, quer por considerá-los mal sonoros ou exóticos.
   Atualmente, quando a mulher participa de quase tudo, parece-nos chegada a hora de superarmos certos "machismos" anacrônicos e empregarmos, sem qualquer inibição, pelo menos os femininos que a gramática já ratificou definitivamente tais como a cavaleira, a giganta, a juíza, a maestrina, a oficiala, a senadora, a tabelioa. Sendo assim, resta-me parabenizar Dilma Rousseff como a presidente eleita do Brasil ou, de forma não muito sonora, a presidenta eleita. O importante, neste momento histórico, é registrar a vontade popular, a democracia plena e a esperança dos brasileiros de que o país seja melhor a cada dia. O importante é a conquista de uma mulher que demonstrou, durante toda a sua vida, muita convicção e coragem e, merecidamente, conquistou o eleitor brasileiro e a  presidência deste país maravilhoso. Que Deus lhe abençoe presidenta Dilma !

FONTE: 1.Português: todo o mundo tem dúvida, inclusive você, Édison de Oliveira, 5a. Edição, pg.178, Editora Sagra Luzzatto.
               2.site http://www.falabonito.wordpress.com/ - Professor Hélio Consolaro.

Nenhum comentário: