2 de novembro de 2010

PRESIDENTA DILMA VANA ROUSSEFF

     Parece que, mais uma vez, a língua portuguesa se tornou um dilema. Os próprios políticos demonstraram insegurança ao referir-se a Dilma. Candidata eleita, presidente eleita, presidenta, presidente, enfim, uma série de colocações que deixaram transparecer a insegurança. A própria Dilma usou as duas versões. Afinal, Dilma foi eleita presidente ou presidenta do Brasil? É candidata ou presidente eleita? É candidata ou presidenta eleita? Certo é que Dilma não está mais concorrendo. Logo, já foi eleita, não é mais candidata. Então, é presidente ou presidenta eleita? Segundo Édison de Oliveira o substantivo " presidente " pode ser usado para os dois gêneros. É perfeitamente correto dizer-se " a presidenta " , visto que essa forma já consta nos dicionários, em gramáticas e até no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. A exemplo de " presidenta ", existem muitos outros substantivos femininos terminados por " a " que o povo evita usar, quer em virtude do preconceito de que se trata de funções ou características próprias do homem, quer por considerá-los mal sonoros ou exóticos.
   Atualmente, quando a mulher participa de quase tudo, parece-nos chegada a hora de superarmos certos "machismos" anacrônicos e empregarmos, sem qualquer inibição, pelo menos os femininos que a gramática já ratificou definitivamente tais como a cavaleira, a giganta, a juíza, a maestrina, a oficiala, a senadora, a tabelioa. Sendo assim, resta-me parabenizar Dilma Rousseff como a presidente eleita do Brasil ou, de forma não muito sonora, a presidenta eleita. O importante, neste momento histórico, é registrar a vontade popular, a democracia plena e a esperança dos brasileiros de que o país seja melhor a cada dia. O importante é a conquista de uma mulher que demonstrou, durante toda a sua vida, muita convicção e coragem e, merecidamente, conquistou o eleitor brasileiro e a  presidência deste país maravilhoso. Que Deus lhe abençoe presidenta Dilma !

FONTE: 1.Português: todo o mundo tem dúvida, inclusive você, Édison de Oliveira, 5a. Edição, pg.178, Editora Sagra Luzzatto.
               2.site http://www.falabonito.wordpress.com/ - Professor Hélio Consolaro.

28 de outubro de 2010

AMAR!

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

Florbela Espanca ( poetisa portuguesa ) .

22 de outubro de 2010

NÃO FECHA A PORTA, TÁ?

MENINA DE 1 ANO TEM BEBÊ NA BARRIGA

GAÚCHO TEME A VIOLÊNCIA

      Pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento mostrou que o medo da violência cresce entre os gaúchos. O índice atinge 92,64% da população do Estado. Apenas 0,61% afirma que esse sentimento está diminuindo - Campanha Segurança RS. Está na hora de abrir a discussão e soltar as idéias. 
FONTE: Correio do Povo - 03/10/2010   

7 de setembro de 2010

FOLHA RENDILHADA









 

Como teia são meus pensamentos,
Inertes e entrelaçados,
Com ódio e amor.
Desatento coração
Que não percebe sua própria dor.
Baterá manso até morrer...
Curvar-se-á o outono de folhas soltas,
Rendendo-me a beleza de seu véu,
Cobrindo o solo por onde passar
De encontro ao sofrimento
Que calará minha voz.
Terei lembrança de prados sem cor,
Do vento frio e cortante como lâmina
Que calejou meus dias de sol e
Desalojou meu espírito do ventre impuro...
Lembrarei das lágrimas... aquelas que não contei
Pois se perderam entre grãos de areia
De uma praia pintada feito noite,
Como óleo sobre tela,
Compondo o belo de qualquer natureza morta.
Assim, estarei distante quando as folhas secarem
E não sentirei mais o gelo das invernadas.
Estarei remido de minhas dores, de minhas feridas.
Pousarei suavemente a Teus pés...
Feito folha rendilhada ao vento.

by Deppe

4 de julho de 2010

A VIDA NOS ENSINA

Eu prefiro ser feliz por uma hora vislumbrando os jardins de um atalho do que ser infeliz a vida inteira pelo caminho que me foi predestinado. Depois disso, depois de sentir meu coração bater forte de felicidade posso retornar à minha predestinação genética, o caminho da vida, com a certeza de ter renovado minhas forças, de ter me fortalecido para continuar porque sei que dele, do caminho que sigo, jamais poderei me livrar. Tenho que me conformar. No entanto, ninguém pode me impedir de administrar esta existência, meus mais profundos sentimentos e anseios porque isso me pertence, por mais insanos que possam parecer. É preciso, sim, não ter medo de ser feliz e, se isso faz mal aos outros, finjo ser aquela pessoa que eles imaginam ou sonham. A vida... Somente ela nos ensina a viver.

26 de junho de 2010

DOADORES DE SANGUE

Erotildes Nogueira Machado, pessoa de nossas relações, hospitalizada em estado grave, necessita com urgência doadores de sangue tipo A+ e A- que não fizeram a vacina h1n1 nos últimos trinta dias. Banco de sangue do Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre. Obrigado.

8 de junho de 2010

POETISA STELLA VIVES BRILHA

A poetisa gaúcha, Stella Vives, após passagem por São Paulo, em abril, com performance na Casa das Rosas na Av.Paulista e posterior entrevista na TV Orkut recebeu, ontem, medalha de mérito artístico entregue pelo Conde Thiago de Menezes, da Falasp. A cerimônia e jantar ocorreram no Hotel Miramar em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde a consagrada artista permanecerá até o final do mês atendendo inúmeros convites do querido povo carioca para apresentações em diversos eventos, tais como Associação do Banco do Brasil, Poetas do Leme, Forte de Copacabana, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói, entre outros, sempre recebida com muita admiração e reconhecimento. Stella é poetisa e escritora e prepara lançamento de seu primeiro livro para 2011. Também se dedica ao estudo da vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Conceição Espanca. A poetisa é titular do Blog Planeta Emoção - http://www.planetaemocao.blogspot.com/ administrando, de igual forma, o Blog Mulheres Verdadeiras e Comunidade com mesmo nome no Orkut. Stella conta, até o presente momento, com o patrocínio exclusivo do Blog Hora Certa - http://www.bloghoracerta.blogspot.com/ - que se orgulha muito de promover a arte e a cultura do povo gaúcho, a nível nacional e internacional. Apesar dos diversos compromissos agendados para julho em Porto Alegre, com previsão de retorno ao Rio em meados de agosto, contatos para apresentações podem ser feitos através dos e-mails stellavives@yahoo.com.br ou deppe@cpovo.net . Parabéns Stella. Sucesso! Os gaúchos se orgulham muito de você e de seu brilhante e valoroso talento !

7 de junho de 2010

HIDRATAÇÃO NO INVERNO

Durante o inverno, geralmente as pessoas diminuem o consumo de água. Especialistas, no entanto, advertem que mesmo que a sensação de sede tenha diminuído, ingerir líquido continua sendo importante para o funcionamento do organismo. O indicado são, em média, 2 litros diários, para evitar os problemas renais, as doenças de pele e desidratação. No inverno, o corpo de fato precisa de menos água do que no verão, por isso as pessoas sentem menos sede. O problema é que pessoas que já bebem pouco no calor, bebem menos ainda no frio. Quem não gosta de tomar água, pode optar por tomar chá. Entre as indicações estão o chá verde, que só é contraindicado para pessoas com tendência a gastrite ou hipertensas. Isso porque a cafeína estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Outras fontes de hidratação são frutas, como melão, melancia, laranja e abacaxi. Elas são mais ricas em líquido do que frutas típicas do inverno, como abacate, maçã e uva. Nesta época do ano, nós temos uma tendência a eliminar mais água pela urina, já que suamos menos do que nos dias mais quentes. Quem já desenvolveu algum problema renal deve prestar atenção nessa época do ano para evitar que tais doenças se agravem. O alerta vale não só para quem tem tendência a formar pedra nos rins ou cistite. Quem sofre de infecções urinárias de repetição, causadas por baixa imunidade, também deve manter o consumo de água em dia. É comum no inverno o aumento do número de pessoas com problemas de pele nos consultórios. Sem a quantidade necessária de água no organismo, a pele tende a ficar mais ressecada, afetando principalmente quem sofre de dermatoses, idosos e atletas que exercem atividades ao ar livre. Isso é devido à falta de hidratação. O importante é saber dosar a quantidade certa de água para o organismo. Consulte seu médico !

26 de maio de 2010

FICHA LIMPA

O AMOR


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba ...

FONTE: Bíblia Sagrada
I Corintios, Cap.13

25 de maio de 2010

PORTO ALEGRE É DEMAIS !

EU PEDI

A CRUELDADE DAS TOURADAS

Não. Não terá fim porque é tradição local. Cruel? Sim, para o touro porque o toureiro tem a astúcia, fruto de sua inteligência. O touro precisa contar, unicamente, com sua força e defesa. Não depende da vontade do animal. O homem assumiu a responsabilidade destes atos e das consequências. O animal se defende por instinto. O homem, deliberadamente. Faz questão de se defender e mostrar sua superioridade e tal atitude prova a crueldade do ser humano, não somente para com os animais mas, também, contra si próprio. Infelizmente, não acabará porque cada vez mais o homem se protegerá e o animal, cada vez mais, será um alvo fácil para que o "espetáculo" continue a deslumbrar os olhares daqueles que não compartilham da dor do animal. Não sabe o toureiro que o "espetáculo" maior e esperado por tantos olhares é a sua própria dor...a sua própria morte?

TOURADAS

3 de abril de 2010

PÁSCOA

Páscoa lembra supermercados lotados, com ovos de chocolate de todos os tipos e tamanhos pendurados; aquela preocupação para calcular quantos são necessários para presentear amigos e parentes, enfrentar filas e programar a ceia de família. No entanto, essa festa tem um histórico com significados que vão muito além do caráter comercial e variam de acordo com as crenças de cada povo.
A Páscoa aparece na história como um rito de passagem. Era comemorada entre povos europeus há milhares de anos, durante o mês de março, para celebrar a mudança da estação: do inverno para a primavera. Outro aspecto da data festiva é o da prosperidade, da fertilidade. O começo da primavera tinha uma importância especial para as populações antigas que habitavam regiões de inverno rigoroso, pois representava maiores chances de sobrevivência e de produção de alimentos.
Como os índices de mortalidade durante o período frio do ano eram altíssimos na Europa antiga, os símbolos que hoje adotamos, como o coelhinho e os ovos doces, surgiam como representantes de vida nova. O coelho lembra a fertilidade, pela sua ampla e rápida capacidade de reprodução, e os ovos são a própria vida que surge.
Fazia parte dos hábitos dos persas, romanos, judeus e armênios oferecer ovos coloridos nessa época.
Segundo a Enciclopédia Britannica, o nome Páscoa, assim como o de outras festas como Natal, mostra que os cristãos se apoderaram de feriados e nomes pagãos para suas festividades – o que, como lembra a publicação, parece ser um fato dúbio, já que os cristãos costumavam combater com veemência as tradições pagãs. Para justificar sua afirmação, a enciclopédia cita como uma das versões para a denominação Páscoa a aproximação da versão em inglês da palavra – Easter – com Eostre ou Eostrae, a deusa anglo-saxônica da primavera e da fertilidade. Existe ainda a hipótese de os termos Easter (do inglês) e Ostern (do alemão) terem se originado do nome antigo de um mês germânico – Eostremonat.
O vocábulo Páscoa, no português, teria vindo do nome em hebraico da festa judaica à qual está intimamente ligado, e que representa passagem: Pessach. Enquanto os pagãos celebravam a transição do inverno para a primavera, o motivo de comemoração para os judeus era a superação da escravatura no Egito, com a conquista da liberdade da terra prometida, que foi feita com a travessia do Mar Vermelho liderada por Moisés. Até hoje a Páscoa para a comunidade judaica dura oito dias e atrai grande fluxo de visitantes em Jerusalém e na Cisjordânia.
Para os cristãos a Páscoa representa a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 d.C. A maneira como é calculada a data do feriado cristão, no entanto, é mais um aspecto que remete às tradições pagãs, já que se relaciona com a lua cheia. O domingo de Páscoa é o primeiro após a primeira lua cheia a partir do equinócio vernal.
O equinócio vernal, o primeiro dia da Primavera no hemisfério Norte, é sempre em 20 ou 21 de março. Essa data apresenta variação devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia. No equinócio acontece um fenômeno: o dia e a noite têm a mesma duração, de 12 horas cada um.

FONTE: Camila Leporace - Opinião e Notícia - www.opiniaoenoticia.com.br

MEU JARDIM ESTRELADO

Madrugada, verão!
Ele espera meus passos lentos
Enquanto não se faz manhã...
Conduz-me e prepara o sono distante.
Abriga-me e seduz.
Embriaga minha noite com um pedacinho de céu...
Pontilhado de estrelas... apenas para mim.
Elas cintilam lembrando os olhos...
De quem amo...
E está distante!
Meu jardim estrelado, cheio de lembranças...
De duas flores que já não estão mais aqui...
Momentos que, talvez, não voltem mais.
Em cada cantinho um pouquinho de vida!
Em cada folhagem o espelho da noite...
Calada, silenciosa e envolvente!
Em cada flor a esperança de vida, de renascimento.
E minhas mãos deslizam suavemente pela natureza...
Por momentos deixo de pensar!
Minha alma, meu corpo parecem flutuar...
Levados pela brisa leve.
Uma lágrima foge e desliza pelo meu rosto...
Sem saber aonde ir... e de onde veio!
O amor é assim, tão simples, puro, natural...
Como o brilho noturno que abrigas.
Ah... Meu jardim estrelado!
Por momentos... somente meu !
Se fosse a última vez que te visse
Certamente morreria feliz...
Deixando no chão a flor que roubei
Para entregar àquela que te dá continuidade de vida
Em cada amanhecer...

by Deppe - 10/01/2010

AMARGO LAMENTO

ESTOU SÓ...
MEU CORPO, MEU ESPÍRITO E MINHA ALMA,
DESNUDOS...
NO VAZIO DAS DIMENSÕES ENTRE A RAZÃO E O INCONSCIENTE!
SINTO-ME FRÁGIL... VAZIO!
MEU CORPO... AH, MEU CORPO FLUTUA A PROCURA DE ESTRELAS
QUE ESPERAM O AMANHECER!
A HORA É SOMBRIA COMO MEU PENSAMENTO... NADA PENSO.
DEIXO-ME LEVAR PELA EMBRIAGADA MEIA LUZ QUE ANTECEDE AS TREVAS...
AH! QUISERA TER A CORAGEM DOS VALENTES...
PARA MORRER...
LENTAMENTE...
DE PAIXÃO NOS BRAÇOS TEUS OU... QUEM SABE,
ABRAÇADO A TEU CORPO... VIVER
O SENTIMENTO QUE UM DIA OUSEI RECUSAR!
VOU ME ENCONTRAR... COM NINGUÉM, A NÃO SER COMIGO MESMO
MAS ETERNIZO TEU ROSTO EM MINHAS MÃOS.
ISTO ME BASTA PARA CONTINUAR MORRENDO...
LENTAMENTE...
DE AMOR !

by Deppe - 12/02/2010

ACHO QUE MORRI

O que faço de meus passos
Se as paredes amareladas me aprisionam?
Sigo, volto... sem rumo,
Num labirinto de sentimentos...
Estou só, sem mim, sem ninguém!
Como seguir meu rumo
Se tropeço em pedras, me enrosco em teias,
Dou voltas em torno de mim mesmo,
Aprisiono-me e caio...
E quando meus lábios tocam o chão
O céu se torna mais distante... mesmo que estenda a mão.
Não alcanço mais minha alma,
Cansada...
Não alcanço mais os pensamentos que me levariam a flutuar!
Onde estão vocês...
Estou indo, sem saber para onde...
E esbarro, sempre, nas lembranças...
Que se transformam em esperanças, ainda mortas
Porque a hora de minha partida não sei...
Nem sei se estou vivendo ou sonhando.
É tudo muito obscuro na imensidão dos pensamentos.
Na fronteira entre a razão e a loucura há muitas sombras
E elas escurecem minha visão,
Estou quase cego...
Acho que estou morrendo... cambaleando na escuridão.
Não há mais luz... nem brilhos!
O que era paz se tornou tormento...
Um tormento, um momento, do qual não consigo retornar
Porque meu caminho é de pedras... soltas e escorregadias!
Vida de lágrimas... onde estava a última vez que sorri?
Não lembro nem lembrarei...
Estou quase cego... nada lembro.
Acho que já morri.

by Deppe - 07/02/2010

14 de fevereiro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG

Dia 06/02/2010 o Blog Hora Certa completou seu segundo ano de vida, desde sua primeira publicação em 2008, com 75% de aprovação no primeiro ano conforme pesquisa Orkut e passando de 2.815 acessos naquele período para 6.931 até o presente momento, o que reflete a aceitação dos leitores. Pessoalmente, como editor, sinto-me agradecido e recompensado. É gratificante para todos os nossos cooperadores e comentaristas e nos estimula a um novo tempo, a uma nova conquista com os olhos voltados ao questionamento, às reformas editoriais e literárias, sempre no intuito de levar uma boa leitura e distração aos nossos internautas. Obrigado pelo prestígio, carinho e participação e que possamos retribuir nossos leitores, neste novo ano, com muitos aprimoramentos e inovações. Participe. O Blog é seu. Um carinhoso abraço a todos !

13 de fevereiro de 2010

ONDE ESTÁ MEU DINHEIRO?

Considerando ser feriado e portador de um cartão especial que me propicia operações até determinado valor, tentei fazer uma transferência de importância inferior ao permitido pelo cartão, para uma conta do mesmo Banco e da mesma agência, via internet. O favorecido precisa do dinheiro e está no Rio de Janeiro, onde há agências do mesmo Banco. É possível fazer a transferência porém o valor somente estará disponível na conta do destinatário no próximo dia dezessete do corrente mês. Ora, a pessoa está sem dinheiro e precisa hoje da importância. Restou-me a opção via telefone para o atendimento. Procedida a ligação e após ouvir todas as opções - nenhuma relativa ao caso -não foi disponibilizada a famosa opção 9 - falar com um de nossos atendentes. Então me restou a última possibilidade. Ligar para a pessoa e sugerir a ela que vá a uma agência ou Banco 24 horas e saque "a importância autorizada pelo Banco", porque os estabelecimentos comerciais - quase a totalidade - não aceitam cheques ( título de crédito em extinção ) e o cartão de débito é restrito a pouquíssimos estabelecimentos. Pelo menos não passará fome! Por que não posso dispor de meu dinheiro e fazer uma transferência para pessoa que tem conta no mesmo estabelecimento durante um feriado? Onde estará meu dinheiro? O extrato me informa estar na conta... mas não posso dispor dele !

DINHEIRO RETIDO

Por que os estabelecimentos de crédito, todos ou alguns - não sei, guardam consigo parte de nossos saldos em feriados e finais de semana? Nossos pagamentos e saques são limitados obrigando-nos a agendar nova data, no caso de pagamento de débitos via internet. Não seria interessante o cliente autorizar ou não tal opção? Particularmente, acho inconstitucional tal procedimento. Pagamentos, inclusive de cartão de crédito, dependendo do valor, não é possível efetuar em determinadas datas. E, o mais surpreendente, é que você liga para o SAC do respectivo estabelecimento de crédito e lhe é informado tal situação por um atendente que está trabalhando de madrugada. No entanto, pagar não é possível a não ser que você agende a data para após o feriado! Se o seu cartão de crédito não for aceito porque atingiu o limite, você não poderá efetuar o pagamento, nem pela internet. Parte de nosso saldo fica bloqueado. O dinheiro do povo brasileiro fica, parcialmente, bloqueado. Pergunto-me e não encontro resposta convincente. Onde fica nosso dinheiro, por exemplo, durante um longo feriado como o de Carnaval? Alguns estabelecimentos bancários e de crédito referem motivo de segurança. Ora, que segurança tem o povo brasileiro? Você pode ser morto por dez reais, por um par de tênis, por não ter dinheiro no bolso, por motivos fúteis! Se é para impedir sequestros relâmpagos ou similares a única diferença é que você ficará num porta-malas mais tempo, até que o ladrão sugue seu saldo, de grão em grão. Eu creio que deve haver uma justificativa mais convincente do que segurança. Aliás, segurança é ter o dinheiro no Banco ou o suficiente, no bolso, para seu compromisso de final de semana, como lhe convier e não como imposto pelo seu Banco. Segurança é um policial em cada esquina para garantir seu direito de ir e vir, de transitar pelas ruas da cidade. Você é dono de seu dinheiro e do modo como o administra. Se o Banco aplica parte de seu dinheiro está usando algo que tem sob sua guarda e não lhe pertence, para obtenção de lucro. E nós, lucramos o quê ? Deixo o assunto em pauta e a resposta com o leitor.

VERÃO SANGRENTO

É sempre assim. A cada ano que passa ou inicia. Centenas de pessoas perderam a vida desde o natal próximo passado. Acidentes de trânsito, homicídios, afogamentos, desmoronamentos de encostas causadas pelas chuvas - para não referir... desmatamentos. E as autoridades não sabem mais o que fazer - tampouco nós. Outrora, em acidentes de trânsito, o grande vilão da história era o cinto de segurança. Hoje se sabe que soma-se à falta de cinto o alcoolismo. E cada vez mais se vende bebidas. E cada vez mais se vende bebidas para jovens - para não referir... crianças. E cada vez mais se vende bebidas para condutores de veículos. E não adianta proibir. Vai-se ao mercado mais próximo, compra-se a bebida e estoca-se a mesma nos porta-malas - para não referir... interior dos veículos. Mas não vamos nos ater somente ao trânsito. Na grande maioria dos homicídios a bebida está presente, de uma forma ou outra. Sabido é, também, que muitos afogamentos foram precedidos de ingestão de bebida alcoólica. Então, sabe-se que o cigarro e a bebida são drogas, podem causar dependência e levar à morte. São as chamadas "drogas lícitas". Dão lucro aos comerciantes e ao governo. Não há necessidade de traficar. São absolutamente "lícitas". Agora, com a chegada do carnaval, da alegria solta pelas ruas, bairros, cidades o resultado já é esperado. As estatísticas chegarão ao pico! Não vou externar minha opinião para permitir que os leitores o façam e tirem suas conclusões. Certo é que estamos distantes de uma solução. Em alguns países do mundo dirigir alcoolizado é ato punido com severidade, ou seja, anos de cadeia mais multas pesadíssimas para o bolso. Aliás, vocês não acham que tudo que mexe com o bolso das pessoas tem resultado imediato? Que tal uma ano de cadeia em regime fechado mais multa de cinco mil reais para quem dirigir alcoolizado? Que tal internação e tratamento gratuito para os tabagistas e alcoólatras? Você vai dizer, neste caso, que o governo não tem dinheiro e a conta será paga por nós. Arrisco o contrário. O governo tem dinheiro. É só usar, por exemplo, o valor arrecadado com impostos sobre a venda de bebidas e cigarros ou, quem sabe, o lucro da loteria federal entre tantos outros impostos e despesas administrativas que poderiam sofrer cortes. Apenas uma sugestão lançada ao vento. Certo é que, neste país, há solução para tudo. Não podemos é morrer antes do tempo, precioso, que Deus nos deu para viver !